Jorge Eduardo Machado
Repórter da Agência Brasil
Rio - Mais de 1,2 milhão de crianças com menos de cinco anos deverão ser imunizadas hoje no estado do Rio de Janeiro durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Os pais poderão levar os filhos aos postos de vacinação até as 17 horas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a meta é imunizar 95% de quase 1,3 milhão de crianças nessa faixa etária que vivem no Rio.
Nessa fase da campanha, estão disponíveis em todo o estado 1,75 milhão de doses da vacina Sabin (contra a paralisia), distribuídas por 3.600 postos nos 92 municípios fluminenses. A campanha mobiliza cerca de 20 mil voluntários.
Na capital, em 836 postos, onde dez mil profissionais estão trabalhando, são oferecidas 650 mil doses. A expectativa da Secretaria municipal de Saúde é imunizar cerca de 450 mil crianças. No ano passado, foram vacinadas 425 mil.
Não existem contra-indicações e a vacina contra a paralisia não causa qualquer tipo de reação, além de ter eficácia considerada alta. É recomendável que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação para que seja avaliada a imunização da criança, mas quem não apresentar o documento também será atendido.
Também estão disponíveis nos centros municipais de saúde vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite não-meningocócica. Nos outros postos, os pais e responsáveis são orientados a levar as crianças para tomarem as demais vacinas.
A poliomielite está erradicada desde 1994 no Brasil e há 16 anos na cidade do Rio de Janeiro.