Fortaleza abriu campanha de vacinação na sexta-feira

11/06/2005 - 15h53

Fortaleza, 11/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria municipal de Saúde ainda não tem um balanço de quantas crianças receberam, até agora a vacina, contra a poliomielite, na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação. A meta é vacinar 226.694 crianças menores de cinco anos nos 670 postos instalados na capital cearense.

Neste ano, a campanha começou mais cedo em Fortaleza: sexta-feira (10), na Beira-Mar, quando a primeira criança foi vacinada pela prefeita Luizianne Lins, na Unidade de Saúde da Família Frei Tito. A segunda etapa da vacinação será em agosto.

Além das gotinhas da vacina Sabin, contra paralisia infantil, as crianças poderão receber outras vacinas, como a tetravalente, a tríplice bacteriana e a tríplice viral.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Regina Peixoto, apesar de estar oficialmente erradicada do Brasil, a poliomielite precisa ser prevenida, porque sempre "existe risco de reintrodução do vírus, pois ainda há muitos países que não erradicaram a doença".

"O que garante o controle contra a doença são as campanhas", disse a médica.

Acompanhando a filha Juliana e as netas Mariana e Luciana ao posto de vacinação da Unidade de Saúde da Família Frei Tito, Maria de Fátima Borges é uma defensora radical desse tipo de campanha. Vitima da doença aos dois anos, Maria de Fátima ainda usa aparelho na perna direita.

"Quando eu era pequena, a vacina ainda não tinha sido descoberta pelo Dr. Sabin. Tive uma infância muito triste por causa disso e nunca pude ter uma vida normal como as minhas irmãs", contou Maria de Fátima.

Na maioria dos postos de saúde de Fortaleza, o movimento foi mais intenso na parte da manhã porque a maioria dos pais procurou vacinar as crianças antes de ir para outras atividades.