Recife, 11/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - Trinta e duas mil pessoas, entre voluntários e profissionais da área de saúde, trabalham em Pernambuco na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar 817 mil crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil.
A primeira fase da campanha em Pernambuco foi aberta pelo secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro de Santo Amaro, na presença do boneco Zé Gotinha e com apresentação de palhaços, teatro de fantoches e grupos de recreação.
Em todo o Estado, funcionam hoje quase três mil postos fixos e volantes. Mais de 1,30 milhão de doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo disponibilizadas em supermercados, shopping centers, escolas e associações de moradores, entre outros locais, para facilitar a vacinação.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ivone Ferreira, a vacina começou a ser aplicada em crianças da zona rural e de abrigos municipais das 24 cidades mais atingidas pelas chuvas, desde o início da semana.
Na capital, foram instalados 600 postos. A meta da Secretaria municipal de Saúde é imunizar todas as 124 mil crianças da cidade, com idade inferior a cinco anos.
Além da prevenção contra a paralisia infantil, estão sendo oferecidas nesta etapa da campanha vacinas contra outras doenças, como a caxumba, o sarampo, a coqueluche, a difteria, o tétano e a hepatite B.