Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre - Um projeto implantado nesta semana pela Assembléia Legislativa vai permitir que qualquer pessoa se informe sobre a atuação dos 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul. O Projeto Transparência vai disponibilizar para a população dados sobre os subsídios, gastos dos gabinetes, presença em plenário e até o voto de cada um dos parlamentares gaúchos.
O presidente da Assembléia Legislativa, Iradir Pietroski, informou que, ao acessar o site do parlamento (www.al.rs.gov.br ), "basta a pessoa clicar no link ‘Transparência’ para navegar nas mais diversas possibilidades de informações que o Poder Legislativo está disponibilizando à população, de forma inédita no país".
O deputado explicou que também será possível saber quantas das 96 diárias de viagem anuais a que os deputados têm direito estão sendo utilizadas. "No campo das viagens internacionais, limitadas em 10 diárias por ano, será possível saber para onde os parlamentares embarcaram em representação de sua atividade e que resultados a missão ao exterior trouxe para a Casa", destacou Pietroski.
Segundo o deputado, a ação deverá servir de exemplo para outros Estados.