Iolando Lourenço e Juliana Cézar Nunes
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), defendeu na noite desta terça-feira a criação de duas Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMI). Uma, para investigar as denúncias de corrupção nos Correios, e a outra, para apurar o suposto pagamento de propina ("mensalão" ou mesada) a deputados em troca de apoio ao governo. "Eu acho que cada um é uma coisa e que seria melhor ter duas CPMIs do que uma só. Mas, se eles quiserem mudar, isso é da alçada dos senhores deputados", observou Cavalcanti.
De acordo com ele, as denúncias sobre a suposta mesada ainda não estão bem fundamentadas e necessitam de investigação. O presidente da Câmara determinou nesta terça-feira ao corregedor da Casa, Ciro Nogueira (PP-PI), que investigue as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (presidente do PTB), em entrevista publicada ontem pelo jornal "Folha de S. Paulo". "É uma investigação séria e correta como o Ciro pode fazer. O Ciro tem todas as credenciais, é o corregedor da Casa e eu tenho absoluta confiança nele", disse.
Para o presidente da Câmara, as denúncias de corrupção em órgãos do governo federal e também envolvendo parlamentares não estão atrapalhando as votações no Legislativo. "A Câmara votou hoje normalmente. Não teve problema nenhum. As articulações não estão prejudicando o trabalho na Câmara. Vamos trabalhar para até o início da próxima semana liberar a pauta e votar outras matérias importantes que estão na ordem do dia."