Brasil quer ser exemplo para o mundo de combate à corrupção como faz no samba e no futebol, diz Lula

07/06/2005 - 22h21

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil quer dar exemplo ao mundo na luta contra o mau uso do dinheiro público, afirmou agora há pouco o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura do IV Fórum Global de Combate à Corrupção. "Podem estar certos de que, se tiver uma contribuição que o Brasil pode dar ao mundo, além das coisas boas, o futebol e do samba, que nós fazemos muito bem, podem ficar certos que nós queremos ser para o mundo também exemplo de combate à corrupção e de fim da impunidade", disse Lula.

O presidente afirmou ainda que o Brasil já tem lugar certo no cenário mundial da luta contra a corrupção, Para ele, o país já fez história com ações efetivas contra o mau uso dos recursos públicos. "No Brasil, nós fomos mais longe. Este país já fez o impeachment de um presidente da República, pouco tempo atrás. Neste país, juiz já foi preso. Neste país, delegado de polícia também é preso", disse.

Lula afirmou ainda que "certamente" falta incriminar "muita gente", e que a solução para combater a corrupção "significa mais democracia, mais transparência, mais vontade política e determinação que, certamente, meus ministros estão colocando em prática". Para o presidente, a corrupção acaba quando não houver mais impunidade.