Severino defende CPI como instrumento para afastar corrupção

07/06/2005 - 16h29

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), defendeu as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) como "um instrumento poderoso de que dispõe o Congresso para depurar os costumes políticos, afastando a carga da corrupção".

Em reunião com todos os líderes partidários, Severino disse apoiar a instalação da CPI para investigar denúncias de corrupção nos Correios e de "qualquer outra CPI dentro do restrito termo constitucional".

Severino também rebateu as críticas de que a eficiência do Congresso Nacional dependa de benefícios ilícitos. "Refuto com indignação a afirmação recente no sentido de que a maior ou menor eficiência do Legislativo esteja relacionada à obtenção de vantagens ilícitas".

O presidente da Câmara afirmou ainda que os elementos que levaram à atual crise política nasceram em outros lugares e atingiram o Congresso. "A semente da atual crise não brotou no Congresso Nacional. Ela germinou alhures, cresceu e seus tentáculos se estenderam, é verdade, e alcançaram o poder Legislativo".