Lula discute comércio, cooperação e reforma da ONU com presidente de Belize

07/06/2005 - 12h38

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje (7) o primeiro-ministro de Belize, Said Musa, no Palácio do Planalto. Lula e o premiê devem discutir a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), cooperação internacional no combate à pobreza e comércio bilateral.

Os negócios com Belize têm sido vantajosos para o Brasil. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou mais de R$ 934 milhões nos primeiros quatro meses deste ano. Os principais produtos exportados são: creme de leite, equipamentos para escavação, alimentos conservados, cerâmica, sementes e tratores. Nesse mesmo período, as importações foram de US$ 31,250 milhões. Carnes congeladas representam a maior parte das compras.

O primeiro-ministro belizenho fica no país até o dia nove de junho. Belize é um pequeno país da América Central, localizado entre a Guatemala e o México, e fica às margens do Mar do Caribe. A população de mais de 260 mil habitantes é formada por descendentes de africanos, índios e europeus.

Pela manhã, Lula reuniu-se com os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, das Comunicações, Eunício Oliveira, da Fazenda, Antônio Palocci e da Coordenação Política, Aldo Rebelo.

O presidente Lula participa ainda hoje da abertura do 4° Fórum Global de Combate à Corrupção. Um dos temas do evento é a cooperação entre os países contra a corrupção. Realizado a cada dois anos, o encontro vai reunir representantes de 100 países e organizações internacionais durante quatro dias.