Comissão de Infra-Estrutura do Senado mantém convocação de Dirceu

07/06/2005 - 16h39

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Infra-Estrutura do Senado decidiu hoje manter a convocação do ministro da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, para que dê explicações sobre suposto anteprojeto de lei que trataria da abertura de capital da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária). O requerimento foi apresentado pelo senador Almeida Lima (PSDB-SE) e aprovado pela comissão.

Em maio, funcionários da estatal protestaram contra a possibilidade de privatização da empresa. À época, a direção da Infraero negou qualquer possibilidade de privatização, terceirização ou abertura de capital.

O ministro José Dirceu enviou carta à comissão em que afirma que essa questão não diz respeito a sua pasta mas, sim, ao Ministério da Defesa. Ele julgou, portanto, sua presença "prescindível" para tratar dessa questão, colocando-se à disposição da comissão de infra-estrutura.

Almeida Lima, mesmo assim, defendeu a convocação, que já fora aprovada pela comissão. Diante disso, o líder do PT, Delcídio Amaral (MS), afirmou que apresentará requerimento para que, no mesmo dia em que José Dirceu participar da audiência, possa debater projetos de infra-estrutura do país ligados a energia elétrica, ferrovias e rodovias. Atualmente, a Casa Civil é responsável pelo gerenciamento desses projetos.

A proposta de Amaral foi acatada pelo presidente da comissão, Heráclito Fortes (PFL-PI), que o encarregou de conversar com José Dirceu para discutir uma data para as duas audiências. O líder petista deve formalizar seu requerimento na reunião da próxima terça-feira.