Amorim se reúne com presidente da República Dominicana e antecipa volta ao Brasil

07/06/2005 - 12h03

Ana Paula Marra
Enviada especial

Santo Domingo (República Dominicana) – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, está reunido neste momento com o presidente da República Dominicana Leonel Fernandes para tratar de questões políticas. O retorno de Amorim ao Brasil foi antecipado em algumas horas e o embarque deve acontecer logo após o encontro com o presidente Fernandes.

Segundo o Itamaraty, durante a viagem o ministro manteve contatos constantes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da crise na Bolívia. O presidente daquele país anunciou ontem (6) o pedido de renúncia, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. A crise que afeta a Bolívia tem como questão central as reservas de petróleo e gás do país. A nova Lei de Hidrocarbonetos, promulgada recentemente pelo governo boliviano, aumentou os tributos cobrados pelas empresas estrangeiras exploradoras de petróleo e gás natural. Mas os movimentos sociais do país pedem as reservas nacionalizadas e o fim dos contratos de exploração por empresas estrangeiras.

Pela manhã, Celso Amorim também se reuniu na embaixada brasileira na República Dominicana com empresários e representantes do governo brasileiro que estão no país para tratar de novas oportunidades de negócio, além de ampliar a cooperação técnica bilateral nas áreas cultural e educacional.