Amorim chega à República Dominicana para criar oportunidades de negócios para o Brasil

07/06/2005 - 9h04

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Santo Domingo - Depois de participar da assembléia geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Fort Lauderdale, na Flórida, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, está na capital da República Dominicana, onde se reúne hoje (7) com o presidente Leonel Fernandes.

Um grupo de representantes brasileiros dos setores público e privado também está em Santo Domingo para uma série de contatos com empresários e representantes do governo dominicano. O objetivo é criar novas oportunidades de negócio e ampliar as relações entre os dois países nas áreas cultural e de educação.

A República Dominicana é hoje um mercado importante de destino dos produtos e serviços brasileiros. A presença de empresas brasileiras na região também é significativa.

Atualmente, o interesse maior do Brasil na República Dominicana é investir no setor de energia. O governo brasileiro quer levar a sua tecnologia de produção de álcool e etanol para os países dominicanos, já que eles são grandes produtores da cana de açúcar, assim como o Brasil.

Incentivar a produção do biodiesel no país dominicano também faz parte das intenções do governo brasileiro.