Érica Sato
Da Agência Brasil
São Paulo – A produção de veículos no Brasil bateu recorde histórico no mês de maio. Foram 213 mil unidades, a maior para um mês de maio na história do setor. No entanto, a alavanca desse motor foi o mercado externo, e não o consumo dentro do país. Alguns números divulgados hoje (dia 6), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comprovam isso.
De janeiro a maio foram produzidas 984,8 mil unidades, um aumento de 13,52% em relação ao mesmo período de 2004. As exportações somaram US$ 4,077 bilhões no acumulado deste ano, superando em 35,4% o desempenho dos cinco primeiros meses de 2004. As vendas de veículos no mercado interno aumentaram 3,9% em maio, quando 142.978 unidades foram comercializadas.
O faturamento com exportações de veículos, máquinas agrícolas, peças e motores cresceu 33,8% em maio em relação ao mesmo período do ano passado e 1,7% em relação a abril. Os dados foram divulgados hoje (6)
A Anfavea estima que haverá um incremento de 7% das exportações este ano em relação a 2004, com previsão de faturamento de US$ 9,8 bilhões. Apesar disso, o presidente da Anfavea, Rogélio Golfarb, lembrou que o crescimento percentual do setor em 2005 será menor do que o registrado em 2004: "As nossas preocupações estão em função de dois fatores: a valorização substancial do Real e o aumento dos custos de uma maneira geral, principalmente das commodities industriais (o que causa aumento dos custos de produção)".