Presidente da Eletronorte, filiado ao PTB, pede afastamento do cargo

06/06/2005 - 14h34

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Eletronorte, Roberto Salmeron, pediu hoje (6) afastamento da direção da estatal. A assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia informou que o pedido foi aceito pela ministra Dilma Rousseff e que, até a indicação de novo nome, assume interinamente o cargo o presidente do Conselho de Administração da Eletronorte, Valter Cardeal.

Em comunicado oficial de Salmeron aos trabalhadores da Eletronorte, ele afirma que "tal decisão foi adotada em virtude dos últimos acontecimentos políticos que são de conhecimento de todos". Roberto Salmeron é filiado ao PTB e foi indicado pelo presidente do partido, deputado Roberto Jefferson (RJ), para a presidência da Eletronorte.

Em entrevista publicada hoje (6), Jefferson diz ter tomado conhecimento, por intermédio de diversos parlamentares, da existência de um esquema de pagamento mensal a deputados, o chamado "mensalão", no Congresso. Deputados do PP e do PL, segundo ele, recebiam até o início deste ano R$ 30 mil por mês. Ainda segundo Jefferson, esse dinheiro seria pago por Delúbio Soares, tesoureiro do PT. O presidente do PTB diz que, desde o início de 2004, levou essa informação sobre o suposto pagamento a alguns ministros. Jefferson diz também que, depois de Lula ter recebido essa informação, em janeiro deste ano, o pagamento teria cessado.

O deputado afirma na entrevista sua inocência com relação aos supostos esquemas de arrecadação de propinas em benefício do PTB em estatais como os Correios e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). As investigações sobre corrupção nessas estatais estão sendo conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União, além de comissões internas de sindicância.