César Maia diz que já havia feito mesmas denúncias sobre mesadas

06/06/2005 - 19h34

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL/RJ), disse que já havia denunciado anteriormente as supostas mesadas pagas pelo PT a parlamentares do PP e do PL. Sem mencionar nomes, César Maia disse que pelo menos 15 deputados e senadores de todos os partidos o teriam procurado há dois meses "de uma forma indignada", para denunciar as mesadas. "Falavam da necessidade de aumentar a taxa de legitimidade da Câmara, que não podia votar com número tão expressivo de deputados recebendo mesada", contou o prefeito em coletiva hoje (06) em São Paulo.

Segundo César Maia, os parlamentares teriam dito que a articulação era da bancada de governo. Teriam também contado detalhes sobre o pagamento da mesada: "Disseram que isto era feito de forma aberta, que num almoço mensal chegaria a mala e os pacotes eram distribuídos", relatou. A origem dos recursos seria o caixa dois de empresas privadas. "Vieram certamente de empresas interessadas em decisões do governo federal nas suas diversas áreas", disse.

Na época das denúncias, o prefeito do Rio disse que denunciou o caso à Folha de S. Paulo. "Houve uma mobilização no Congresso contra minha denúncia. Deputados do PT entraram com uma ação de interpelação à minha pessoa, seja em relação à Corregedoria da Câmara dos Deputados, seja na Justiça do Rio de Janeiro, onde iniciei meu processo de defesa informando de onde a informação tinha surgido", afirmou.

César Maia acredita que as denúncias de Roberto Jefferson devem ser apuradas na CPI dos Correios. "Cabe não apenas à oposição mas à base do governo exigir instalação imediata da CPI e o deputado Roberto Jefferson deve ser o primeiro a depor". Após comparar as denúncias ao caso Watergate, que levou à renúncia do presidente americano Richard Nixon, César Maia disse que, "na medida em que a CPI demonstre as acusações gravíssimas do deputado Roberto Jefferson, o processo de impedimento do presidente da República é uma obrigação de todos os partidos que querem o equilíbrio constitucional . Mas primeiro tem que se passar pela comprovação da acusação."