Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, alertou neste sábado (4) as coordenadorias estaduais do Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte sobre a ocorrência de chuvas fortes entre hoje (4) e segunda-feira (6).
A chuva prevista para algumas regiões desses estados poderá causar nos próximos dias alagamentos, deslizamentos de terra e de pedras. A secretaria recomenda que os moradores de terrenos sob chuva intensa evitem a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros.
Hoje e amanhã (5), é possível chuva forte em todas as regiões do Espírito Santo. A análise meteorológica indica também a possibilidade de chuva hoje, amanhã e segunda-feira na faixa leste da Bahia, nos municípios que fazem parte do trecho que vai do litoral sul até o recôncavo baiano.
A previsão de chuva forte vale também, no domingo e segunda-feira, em Alagoas, especialmente no litoral e na zona da mata; em Sergipe, especialmente no litoral e leste; em Pernambuco, no litoral e zona da mata; na Paraíba, no litoral, agreste e brejo; e no Rio Grande do Norte, no leste, norte e centro.
Com informações do Ministério da Integração Nacional.
Por conta do solo já úmido nos municípios pernambucanos onde choveu forte entre a terça-feira e a quinta-feira, a recorrência de intensas precipitações pluviais poderá aumentar o risco de novos de deslizamentos de encostas, morros e barreiras e de mais alagamentos e enchentes em zonas ribeirinhas e baixadas.
As defesas civis estaduais podem orientar sobre a precaução contra eventos meteorológicos extremos. A Sedec divulga alertas a fim evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pelos governos municipais, estaduais e população. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de chuvas fortes.