Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os 3,5 mil cartões do programa Bolsa Família, do governo federal, entregues hoje em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, permitirão a transferência de renda para famílias que recebem até R$ 100 por pessoa. A solenidade teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a entrega, todas as 18 mil famílias mais pobres de Santo André estarão cobertas pelo programa, incluindo o Família Andreense, do município.
"Santo André é uma cidade com 670 mil habitantes, que tem mais de 100 núcleos de favelas e, felizmente, nós estamos atendendo a estas 18 mil famílias, totalizando as famílias mais pobres da cidade", disse à Agência Brasil o prefeito de Santo André, João Avamileno.
Segundo o prefeito, o programa Família Andreense atendia mil famílias até 2002. O número de beneficiários foi ampliado a partir da parceria com o Bolsa Família em 2003. "Hoje nós temos, aproximadamente, 15 mil (famílias beneficiadas) através do governo federal e mais 3 mil da contrapartida da prefeitura de Santo André", informou Avamileno. "Já temos resultados positivos, melhorou a qualidade de vida das famílias beneficiadas", acrescentou.
A permanência das famílias no programa depende do cumprimento de obrigações escolares e de saúde, como matrícula, freqüência escolar e acesso aos serviços de saúde de gestantes, mulheres que estejam amamentando e crianças de até seis anos de idade. A fiscalização, segundo o prefeito, está a cargo dos agentes do município.
"Este acompanhamento já está sendo feito nas famílias anteriormente beneficiadas e vai ser ampliado agora", disse o prefeito. "Nossas equipes de agentes estão preparadas", garantiu.