Pequenas e médias empresas podem ter apoio da BM&F na China

02/06/2005 - 13h26

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Pequenas e médias empresas brasileiras que quiserem negociar seus produtos no mercado chinês poderão contar com o apoio do escritório da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em Xangai, na China, assim como já fazem os estados de São Paulo e Minas Gerais. A informação foi dada hoje, nesta capital, pelo presidente do Conselho de Administração da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto.

"O que ofereci hoje é que as empresas que não tenham porte para ter escritório na China possam utilizar o da BM&F, da mesma maneira que os estados estão utilizando. Basta procurar a área internacional da BM&F que nós vamos encaminhar", disse.

O escritório oferece um sistema em mandarim (idioma chinês), que fica à disposição e pode distribuir o material que as empresas queiram. "Enfim, pode ser um escritório complementar ao trabalho que é feito pelo consulado e pela embaixada brasileira", disse Cintra Neto na palestra de encerramento do seminário Agricultura Chinesa – Evolução, Tendências e Impacto para o Comércio Internacional.

O escritório da BM&F em Xangai foi inaugurado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em maio do ano passado. "Esse escritório pretende divulgar os produtos brasileiros na China e os contratos na BM&F", afirmou Cintra Neto.