Lula recebe convite para participar do Salão Internacional do Transporte

02/06/2005 - 18h25

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado hoje, por representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), para participar da noite de abertura do 15º Salão Internacional de Transporte (Fenatran), marcada para o dia 23 de outubro, no Parque Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Segundo o presidente da Anfavea, Rogelio Goldfarb, que entregou o convite, durante audiência no Palácio do Planalto, o presidente Lula disse que vai fazer o possível para comparecer à festa. "Nós ficamos muito contentes com essa posição do presidente", afirmou Goldfarb.

De acordo com Goldfarb, no Salão Internacional de Transporte haverá uma Noite da Responsabilidade Fiscal, como ocorreu no Salão do Automóvel do ano passado. "A festa do Salão do Automóvel foi um sucesso e teve os fundos revertidos para o programa Fome Zero. Agora faremos o mesmo no Salão Internacional do Transporte, buscando fazer da indústria automobilística uma relação muito forte com a responsabilidade social", explicou.

Durante o encontro, o dirigente da Anfavea aproveitou para comentar com o presidente Lula o crescimento produtivo das indústrias automobilística e do transporte, apesar das dificuldades no setor. Segundo Goldfarb, o crescimento previsto pelo setor para este ano no mercado interno é de 4,5%, com as vendas chegando a 1,6 milhão de unidades.

"As exportações estão crescendo também, apesar da questão do câmbio, que dificulta as exportações, mas devem crescer acima de 7% em valor. Nós estamos pensando em chegar a US$ 9 bilhões em exportações este ano", ressaltou Golfarb.