Priscila Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ex-presidente do Instituto Brasil de Resseguros (IRB), Lídio Duarte, presta depoimento neste momento na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. De acordo com denúncias recentes publicadas pela imprensa, Duarte teria sofrido pressões para pagar mesadas de R$ 400 mil para o PTB, presidido pelo deputado federal Roberto Jefferson (RJ), e por isso teria pedido afastamento do cargo em março. O corretor de seguros Henrique Brandão seria o responsável pela ligação entre o PTB e o IRB, tendo utilizado o nome de Roberto Jefferson para pedir o dinheiro.
A direção do IRB, instituto vinculado ao Ministério da Fazenda, abriu sindicância interna para apurar as denúncias, mas a PF também abriu inquérito para investigar as operações do IRB.
A comissão do IRB é composta de quatro gerentes, todos funcionários de carreira, que já realizaram uma primeira reunião com o objetivo de esclarecer os fatos. A comissão tem prazo de 15 dias a contar desta segunda-feira (30) para divulgar relatório final sobre as denúncias.
AD