Cerca de seis mil trabalhadores rurais fazem protesto em frente ao Ministério da Fazenda

02/06/2005 - 11h34

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de seis mil trabalhadores da agricultura participam de um protesto em frente ao Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios. A manifestação faz parte da 11ª edição do Grito da Terra Brasil, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Contag).

Neste momento, os dirigentes da entidade estão reunidos com os ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) no Palácio do Planalto.

Segundo o vice-presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, os manifestantes estão de vigília na Esplanada dos Ministérios aguardando o resultado das negociações que acontecem no Palácio do Planalto. A escolha do Ministério da Fazenda representa, de acordo com ele, um ato de repúdio à política econômica do governo guiada pelo ministro Antonio Palocci.

Broch afirma que entre as reivindicações estão: o cumprimento das metas de reforma agrária, o fortalecimento de políticas para agricultura familiar com a liberação de recursos previstos no orçamento e a manutenção dos trabalhadores do campo no regime geral da Previdência Social.

As manifestações pelo Grito da Terra devem terminar às 18h após o encontro dos dirigentes da Contag com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Trabalhadores rurais pedem mudanças na Previdência