Adesão das universidades estaduais ao Sinaes pode ampliar o ensino superior, diz Tarso Genro

02/06/2005 - 13h05

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A adesão das universidades estaduais ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) pode favorecer a ampliação do ensino superior no país. A avaliação é do ministro da Educação, Tarso Genro, que hoje participou da abertura de um seminário, realizado para aproximar os Conselhos Estaduais de Educação ao novo sistema de avaliação.

"A presença dos conselhos constitui um marco histórico na mudança de uma relação antes marcada por um estranhamento – talvez de disputa ou concorrência – para um regime de colaboração, conceito de reforma da União que pretende trabalhar a expansão do ensino superior por meio das instituições estaduais existentes", explicou Tarso Genro.

O seminário formaliza a cooperação entre o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Seu objetivo é o de apresentar o novo sistema aos conselhos estaduais para estimular a adesão ao Sinaes. "Quanto mais utilizarmos instrumentos similares para avaliação, os resultados vão ser melhores. Assim faremos comparações", defendeu a presidente do FNCE, Nadja Valverde Viana.

Nadja informa que o sistema estadual é composto de 197 instituições de ensino superior. A primeira parceria já foi firmada com o conselho de Santa Catarina, em maio, por meio de acordo de cooperação técnica.