Vendas da indústria fluminense crescem 15% em abril

01/06/2005 - 16h40

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – As vendas da indústria fluminense evoluíram 15,44% em abril sobre março deste ano, mostrando incremento de 18,29% na mesma comparação, em números dessazonalizados, isto é, uma vez feito o ajuste sazonal. O aumento foi puxado pelos dois principais setores estaduais - Metalúrgico e Químico -, que pesam 55% do valor da produção industrial do Rio de Janeiro, cujas vendas cresceram, respectivamente, 24,71% e 18,13%. Os dados constam do boletim Indicadores Industriais, divulgado hoje, nesta capital, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(Firjan).

A alta das vendas registrada no quadrimestre janeiro/abril em relação ao mesmo período de 2004 foi de 13,61%. Mas a economista Luciana de Sá, chefe da Assessoria de Pesquisas Econômicas da Firjan, observou que o desempenho significativo não invalida a avaliação de redução do ritmo da atividade. "Na realidade, a análise de tendência mostra que a gente estaria já em um processo de menor crescimento. Dos 13 setores pesquisados, doze indicam crescimento mais lento". A exceção é o setor metalúrgico, que já deu, porém, sinais de redução das vendas em maio.

Luciana de Sá disse que a constatação da Firjan acompanha o resultado do PIB do 1º trimestre, cuja alta foi de 0,3%. "O PIB divulgado ontem já deu indicativo de que a gente já estaria crescendo num ritmo menos acelerado", afirmou.

Outro fator que comprova esse quadro é a queda na utilização da capacidade instalada, evidenciada em 7 setores industriais em abril, destacando Produtos Farmacêuticos, cujo índice foi de 41,04%. Para os próximos meses, o que se espera é a continuidade da redução do ritmo da atividade, revelou Luciana de Sá.