Técnicos discutem revitalização do centro histórico de São Luís

01/06/2005 - 17h15

Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil

São Luís - As diretrizes e metas do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís serão apresentadas e discutidas amanhã (2) e sexta-feira (3), por técnicos de órgãos municipais, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Caixa Econômica Federal. Também vão participar do encontro o coordenador da Cooperação Francesa no Brasil, Eric Bouvard, e o consultor técnico Yves Jean.

Segundo a coordenadora do Núcleo Gestor do Centro Histórico, Karla Nunes, a parceria com o governo francês foi firmada em 2001. "Desde então, técnicos franceses vêm ajudando a elaborar ações de revitalização do centro histórico", disse Karla.

O programa tem três etapas: o Plano de Melhoras Físicas (que inclui o programa habitacional e a instalação de equipamentos urbanos, como postos de saúde e escolas); o Plano de Promoção de Atividades Econômicas (que fomentará ações para geração de emprego e renda e capacitação de mão-de-obra especializada); e o Plano de Dinamização Cultural e Educação Patrimonial.