Parlamentares querem audiência pública sobre situação de índios que vivem no Mato Grosso

01/06/2005 - 13h39

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputada Iriny Lopes (PT-ES) e o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Indígenas, deputado Eduardo Valverde (PT-RO) vão apresentar requerimento para a realização de audiência pública sobre a situação dos povos indígenas enawenê-nawê, irantxe e kayabi, que vivem no Mato Grosso.

Os parlamentares decidiram apresentar o requerimento depois de reunião com líderes indígenas das três etnias. Eles pediram apoio para o reconhecimento das suas terras tradicionais e contra o desmatamento. Os irantxe e os kayabi informaram que conseguiriam que fosse iniciada a revisão de limites de suas terras, mas o processo está parado na Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os enawenê-nawê reivindicam o reconhecimento de uma área excluída da terra demarcada em 1996. Durante a reunião, os índios entregaram aos parlamentares um documento em que denunciam "o acelerado processo de destruição" dos recursos naturais que está ocorrendo nas terras tradicionais ainda não demarcadas.