Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Se o Brasil quer atrair mais turistas, a população precisa acreditar no potencial do país. O recado foi dado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao inaugurar o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. "Ninguém vai convencer turista a vir para Brasil vendendo desgraça", afirmou.
Lula reconheceu que o país tem problemas, como violência, mas ressaltou que tem também uma diversidade que nenhuma outra nação tem. "A gente sabe até que tem assalto, mas vamos pegar a proporção das coisas que acontecem com o turista no Brasil e vamos pegar no mundo. Muitas vezes acontece uma coisa que ninguém gostaria que acontecesse com o turista estrangeiro no Brasil, mas vamos ver também onde estava este turista. Vamos ver onde ele foi meter a sua mão", ressaltou.
Segundo o presidente, uma questão que precisa ser urgentemente resolvida é a falta de vôos internacionais diretos ao Brasil e também regionais. Ele lembrou que turistas nordestinos precisam ir para São Paulo para conseguir chegar à Europa e aos Estados Unidos.
Lula sugeriu ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, que um aeroporto da região Nordeste concentre vôos para o exterior. "Nós precisamos quebrar esses tabus para fazermos do turismo uma indústria muito forte no Brasil. Nós temos tudo para ser um dos países mais extraordinários do turismo no mundo", afirmou o presidente.
Ele informou que a Infraero, empresa pública que administra a maior parte dos aeroportos do país, está fazendo uma "pequena revolução" no setor, e que pretende participar da inauguração do estacionamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo."O presidente nunca ia precisar inaugurar o estacionamento, mas eu já passei tanta raiva por causa daquele estacionamento. Eu já xinguei tanta gente. Eu já fui multado tantas vezes, que o dia que inaugurar, eu venho inaugurar só para tirar esse peso", brincou.