Melina Fernandes
Da Agência Brasil
São Paulo – Segundo nota de esclarecimento divulgada hoje (1) pela superintendência paulista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso ocorra greve dos previdenciários, os segurados podem realizar serviços pela internet pelo site www.previdencia.gov.br
Entre os serviços online estão a inscrição de contribuintes, requerimento de auxílio-doença, salário-maternidade para autônomas, para facultativos e domésticos, pedidos de pensão por morte para os dependentes do segurado. As empresas podem obter a Certidão Negativa de Débito (CND).
A superintendência divulgou que não haverá suspensão do pagamento dos benefícios e as perícias médicas agendadas em consultório serão realizadas normalmente. Já as perícias previstas para as unidades poderão ser feitas, dependendo do grau de paralisação em cada agência. Na impossibilidade de realização, esse exame será remarcado após o fim da greve.
Os trabalhadores que já estão em auxílio-doença também não terão o pagamento suspenso se a perícia médica não for feita; os que não puderem requerer o auxílio-doença nesse período terão direito a receber os pagamentos retroativos à data de início de seu afastamento; os demais benefícios terão o prazo para requerimento prorrogado.
Segundo a nota, o atendimento pelo telefone do Prevfone, 0800 78 0191, funcionará normalmente e deverá informar quais as agências estarão abertas ou paralisadas. O atendimento é gratuito e feito de segunda a sábado, das 7h às 19h.