Fiocruz começa a produzir xarope para combater anemia em crianças

01/06/2005 - 10h19

Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil

Brasília - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou a produzir um xarope com sabor de laranja para combater e prevenir a anemia. O objetivo é melhorar a aceitação do medicamento pelas crianças. Especialistas estimam que entre 50% e 70% das crianças brasileiras com até dois anos têm anemia. Na região nordeste esse número chega a 80%.

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Grace Mafra, a anemia é provocada pela falta de ferro no organismo, que prejudica o desenvolvimento da criança. "O xarope deve ser administrado até a criança completar 18 meses, que é a fase mais importante do desenvolvimento dela. Após esse período, o médico e a nutricionista do posto de saúde vão orientar a mãe sobre como melhorar a alimentação da criança" explica a pesquisadora.

Grace informou que o medicamento passou por um teste de eficácia no Rio de Janeiro. "O teste foi realizado em postos de saúde e em creches. Constatamos a grande aceitabilidade do xarope pelas crianças e avaliamos sua eficiência no sentido de aumentar a concentração de ferro no sangue. O resultado da avaliação foi muito positivo", garante a pesquisadora.

Segundo ela, o xarope será utilizado numa campanha nacional de combate à anemia, que será realizada ainda neste ano pelo Ministério da Saúde. "O xarope foi desenvolvido para essa campanha nacional de combate à anemia, que faz parte de um conjunto de medidas que o governo vai adotar para prevenir a doença. As ações vão desde a suplementação de ferro durante a gestação da mãe até a correção da alimentação para que a criança não corra risco de contrair a doença," informa.

O xarope será distribuído apenas nos postos de saúde e hospitais públicos e o custo do frasco com 100 ml é de R$ 2. De acordo com a pesquisadora, esse custo é inferior ao dos medicamentos disponíveis no mercado.