Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – "A televisão analógica atualmente limita o potencial criativo que existe nas emissoras e dos criadores de conteúdo. A nova tecnologia da TV digital pode dar espaço para a criatividade e inovação", disse o representante do SBT, Roberto Franco, durante sua participação no debate "TV digital: quem paga a conta" durante o 6º Fórum Brasil de Programação e Produção.
"Permanecer com a TV analógica hoje, é manter um gargalo de criação, e impedir que os criadores de conteúdo possam evoluir e acompanhar que o resto do mundo começa a fazer com essa nova ferramenta", completou. Segundo ele, as emissoras de TV aberta estão perdendo a competitividade em relação às outras mídias como a internet e os celulares.
O publicitário Luis Grottera disse que as atividades de marketing e comunicação estão sempre buscando novas formas de chegar ao consumidor. Para ele a TV digital apresenta "novas alternativas e novas possibilidades". "O mercado publicitário certamente irá investir muito nessa nova alternativa", afirmou.Ele entende que os dois sistemas terão de conviver durante o período de transição. "O mercado publicitário deverá saber falar com o consumidor de classe A ou D. O consumidor que estará na TV digital ou na analógica".
Para Augusto César Gadelha Vieira, diretor do departamento de indústria, ciência e tecnologia, do Ministério das Comunicações, a transição entre o sistema analógico e digital está sendo estudada, mas "não é um processo simples". E disse que a TV digital vai permitir uma produção diferenciada "aproveitando novas técnicas como a interação do espectador". O governo deve definir até fevereiro de 2006 o modelo de TV digital que será adotado no Brasil.