Atividade na indústria paulista teve o melhor abril dos últimos três anos

01/06/2005 - 16h17

Repórter Marli Moreira
Da Agência Brasil

São Paulo- A indústria de transformação paulista ampliou o nível de atividade em 4,8%, no primeiro quadrimestre, sobre igual período do ano passado. O diretor do Departamento de Economia da Fiesp, Feres Abujamra, disse que a demanda do comércio varejista por produtos associados ao Dia das Mães e dos Namorados é o que tem alimentado o setor produtivo da indústria de transformação paulista.

Em sua projeção, os dados de maio e de junho deverão apontar queda. Um dos sinais de desaquecimento, segundo ele, pode ser percebido pela redução nos pedidos em carteira do setor de papel e papelão, considerado um termômetro por causa da demanda de embalagens, que caíram 20%, no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o último quadrimestre de 2004.

Na variação de abril sobre março, houve um ligeiro recuo de 0,5% (sem ajuste sazonal) e alta de 2,2% (com ajuste sazonal), segundo a pesquisa do Indicador de Nível de Atividade (INA), divulgada hoje (1) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Este foi o melhor abril dos últimos três anos, segundo a série histórica da Fiesp, que aponta uma queda de 5,2%, em abril de 2004 sobre março do mesmo ano; recuo de 1,6%, em 2003 e alta de 2,8%, em 2002.

Na avaliação do economista, Antonio Côrrea de Lacerda, se a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 19,75%, for reduzida para um patamar de até 18%, é provável que Indicador de Atividade da Indústria (INA), alcance a 4% de crescimento.