Recife, 31/05/2005 (Agência Brasil - ABr) - O serviço de cirurgia cardíaca de adultos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) voltou a funcionar hoje (31), depois de ficar 12 anos desativado.
Com isso, o hospital passou a ser a segunda unidade de saúde pública de Pernambuco a oferecer esse tipo de procedimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira é o Hospital Oswaldo Cruz, que realiza cirurgias cardíacas por semana.
O primeiro paciente beneficiado foi um jovem de 22 anos, que apresentava obstrução na válvula mitral, o que dificultava a passagem do sangue. O problema foi provocado por febre reumática.
De acordo com o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital das Clínicas, a cirurgia, que durou cerca de três horas, transcorreu sem tropeços, e o paciente se recupera bem na Unidade de Tratamento Intensivo, onde deve permanecer por dois dias.
O médico explicou que a capacidade inicial do Serviço de Cardiologia é de três cirurgias por semana, embora já existam pessoas inscritas na fila para se operar até o mês de outubro. Segundo Escobar, a maior demanda no hospital é por cirurgias de ponte de safena em pessoas em idade produtiva, na faixa de 40 a 60 anos.
A retomada do serviço de cirurgia cardíaca foi viabilizada com investimentos em equipamentos e materiais cirúrgicos do Ministério da Educação, já que se trata de um hospital-escola.