Senador avalia que Kirchner dá prioridade a questões internas

11/05/2005 - 22h56

Brasília, 11/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O senador Cristovam Buarque (PT-DF), presidente da Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional do Senado, avaliou que o fato de o presidente argentino Nestor Kirchner ter retornado ainda no primeiro dia da Cúpula América do Sul-Países Árabes não se deve necessariamente a uma crise política com o governo brasileiro.
E disse que por Kirchner ter assumido em um período de grande crise na Argentina, este é o momento de ele se concentrar nas questões internas de seu país.

"Para um presidente que assume nessas condições, sua primeira tarefa é retomar a credibilidade do seu governo. Ele tem que olhar para dentro, fazer gestos que unifiquem o seu país", afirmou o senador, que participa do programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão.

O tema do programa hoje são os resultados da Cúpula América do Sul-Países Árabes. No estúdio da TV Nacional, participa também do Diálogo Brasil o deputado federal e secretário-geral da Liga Parlamentar Árabe Brasileira, Jamil Murad (PcdoB-SP). No Rio de Janeiro, na TVE Brasil, está o presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), José Botafogo Gonçalves, que foi embaixador do Brasil na Argentina até o ano passado. E em São Paulo, no estúdio da TV Cultura, o secretário-geral e diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.

Em uma iniciativa inédita, o Diálogo Brasil, que por meio do canal de TV a cabo da Radiobrás chega a 822 pontos de transmissão no país, está sendo transmitido também para as Américas e a Europa pela TV Brasil, resultado de parceria com a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça. A transmissão encerra a cobertura experimental da Cúpula América do Sul-Países Árabes realizada pela TV Brasil.