Programação da TV Brasil atinge dez países das Américas

11/05/2005 - 20h05

Brasília – A TV Brasil realizou, entre segunda-feira (09) e hoje (11), a sua segunda transmissão experimental. Foram produzidas, em espanhol, 14 horas diárias de programação sobre a Cúpula América do Sul - Países Árabes e sobre a Feira de Investimentos e o Seminário Internacional, dois eventos paralelos ao primeiro encontro internacional que reuniu 35 delegações das duas regiões.

Por meio do satélite NSS - 806, da empresa Newskies, a programação alcançou países como Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Peru, República Dominicana, Equador e Paraguai.

A transmissão também foi feita pela internet, por meio de uma solução de software livre, no link especial sobre o evento na página da Agência Brasil. Nos dois primeiros dias de cobertura, aproximadamente 675 pessoas assistiram à programação da TV Brasil on line.

Uma equipe formada por 37 profissionais da Radiobrás e das emissoras parceiras TV Senado, TV Justiça e TV Câmara produziu uma série de debates, um telejornal diário que foi exibido ao vivo nos três dias e 20 entrevistas exclusivas com ministros, embaixadores e secretários de governo dos países participantes.

A programação priorizou entradas ao vivo de repórteres e entrevistados nos sets montados no Centro de Convenções e no Blue Tree Park, locais onde foram realizados os eventos.

A TV Brasil é iniciativa inédita que reúne os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para a prestação de serviços televisivos ao exterior. A emissora vai operar em caráter definitivo ainda este ano. Em janeiro, fez sua primeira transmissão experimental, cobrindo o 5º Fórum Social Mundial.