Finep libera R$ 398 milhões para projetos de inovação tecnológica

11/05/2005 - 20h43

Arthur Braga
Repórter da Agência

São Paulo – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) deverá investir R$ 398 milhões este ano em projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. O empréstimo terá juros menores que os praticados no mercado financeiro, mas a definição do valor emprestado e da taxa de juros vai depender do perfil de cada empresa.

"Os projetos de natureza tecnológica demandam longo prazo e um alto custo para sua maturação", informou Carlos Ganem, superintendente da Área de Articulação Institucional da Finep, instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os recursos que já estão disponíveis devem atender grandes e médias empresas que possam ter garantia real no processo de empréstimo. Esses recursos fazem parte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) e recursos de operações de empréstimos da Finep.

Segundo Carlos Ganem, as empresas têm de ter o foco "na inovação" como as áreas prioritárias da política industrial: o setor de fármacos e medicamentos, semicondutores, software e bens de capital.