Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O ex-ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, criticou hoje a decisão do Banco Central (BC) de aumentar a taxa de juros básicos, a selic. Ele disse que "o Berzoíni (atual ministro do Trabalho, Ricardo Berzoíni) diz que os juros não estão afetando o mercado de trabalho, o Presidente da República afirmou que o processo de desenvolvimento não foi afetado, o ministro do Desenvolvimento garante que não há reflexo no crescimento. Então, vejo que os juros só têm um efeito: aumentar os gastos públicos, elevar o déficit do setor público, aumentar o endividamento. Assim, pergunto: "Então, para que aumentar os juros?".
Para Dornelles, está na hora de se fazer uma ampla discussão sobre os efeitos do juro no combate à inflação, no processo de crescimento e no déficit do setor público "porque, pelas afirmações do governo, só está tendo efeito sobre o déficit do setor público. Ele não está segurando a demanda, não está segurando o crescimento, só está impactando a dívida pública. "Se é assim, para que aumentar o juro?", voltou a indagar.
O ex-ministro avaliou que, além disso, as políticas de juro, monetária e creditícia são antagônicas. "Está se expandindo o crédito e procurando restringir a demanda por meio do juro. É precisa saber o que o governo quer", disse.