Secretário defende mobilização da sociedade para melhorar aparato de segurança do Rio

06/04/2005 - 15h53

Marília Santos
Da Agência Brasil

Brasília - O secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, disse hoje que a sociedade precisa se mobilizar para a reformulação do aparato de segurança no Rio de Janeiro. "É preciso haver uma mudança das instituições policiais, melhoria da investigação e do esclarecimento de crimes", afirmou o secretário, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM.

Luiz Fernando Corrêa disse que os investimentos em segurança são altos, envolvendo os agentes públicos estaduais responsáveis pela prestação de serviços, na área de gestão do conhecimento, na área de perícia e também de policiamento extensivo. Para isso, foi feito um reforço que irá auxiliar no combate à violência, que é a Força Nacional de Segurança Pública, explicou o secretário.

"Esse reforço é um programa que visa reeducar e atualizar os procedimentos dos policiais militares", afirmou o secretário. Ele garantiu que o programa não está sendo deslocado para o Rio por causa das mortes na chacina da semana passada na Baixada Fluminense. Segundo o secretário, o deslocamento de policiais para o Rio é um acordo que visa o treinamento destes para que tenham experiência de atuação em favelas. Eles também levariam sua experiência ao Bope do Rio (Batalhão de Operações Policiais Especiais), fazendo uma mudança no modelo de policiamento.

De acordo Luiz Fernando Corrêa, a inteligência estadual será importante na localização dos focos de violência e da criminalidade local. "Com isso, as políticas públicas serão construídas e os procedimentos serão melhor aplicados, visando à solução dos problemas", disse o secretário.