PM define medidas para reformular patrulhamento na Baixada Fluminense

04/04/2005 - 21h07

Rio, 4/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - A transferência de viaturas com o sistema GPS (de monitoramento de veículos via satélite) para os batalhões da Baixada Fluminense é uma das medidas definidas após reunião do Estado Maior da Polícia Militar com o Comando de Policiamento da Baixada. O objetivo é propiciar maior controle das viaturas envolvidas no patrulhamento ostensivo e repressivo na região

Outra medida definida é a substituição gradativa dos militares lotados há muitos anos nos batalhões da Baixada Fluminense. A Polícia Militar vai exigir também que os oficiais tenham atuação mais efetiva na supervisão do policiamento de rua.

A reformulação foi decidida após a chacina que deixou 30 mortos, na semana passada, nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Uma semana antes, no batalhão de Duque de Caxias, também na Baixada, oito policiais militares haviam sido presos, acusados de participação na morte de duas pessoas, que foram decapitadas – a cabeça de uma das vítimas foi atirada pelo muro dos fundos para dentro do quartel. Os policiais foram identificados, porque a câmera de vídeo de um colégio particular nos fundos do batalhão gravou todas as cenas.