Missão chinesa pesquisa financiamento do ensino básico no Brasil

04/04/2005 - 22h31

Brasília - O Ministério da Educação recebeu nesta segunda-feira uma comitiva formada por representantes de instituições educacionais da China. Em reunião na Secretaria de Educação Básica, segundo a assessoria do Ministério, os integrantes da missão chinesa conheceram a atuação do poder público em relação à educação, dentro da área de interesse deles, que é pesquisar em especial o sistema de financiamento do ensino básico no Brasil.

Ainda de acordo com a assessoria, a China tem cerca de 93% de estudantes matriculados no ensino básico. Segundo o presidente da Sociedade de Ciências Sociais de Pequim, Tao Xiping, o país passa, atualmente, por mudanças na lei que rege a educação, devido à grande dificuldade para custear as despesas relativas a esta área. Tao Xiping disse estar entusiasmado com a experiência brasileira do Fundef e salientou a possibilidade da ampliação do financiamento por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Nesta terça-feira, a comitiva visitará uma escola particular de Brasília e conhecerá o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Na quarta-feira, os chineses visitarão uma escola pública no Rio de Janeiro.