Gostaria de que novo papa fosse brasileiro, diz Lula

02/04/2005 - 21h55

Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que seu desejo é que o próximo papa fosse brasileiro. "Eu sinceramente gostaria que fosse brasileiro. E eu tenho tantos amigos que são cardeais aqui no Brasil que eu ficaria muito feliz se um deles fosse escolhido", afirmou agora há pouco, ao responder perguntas da imprensa após pronunciamento sobre a morte do papa João Paulo 2º, ocorrida hoje, em Roma.

O presidente fez a ressalva de que fica também "feliz" se o novo papa for um latino-americano, seja qual for seu país. "Obviamente que se fosse da América Latina estaria muito mais próximo de nós, conheceria muito mais os nossos problemas, mas eu espero que a Igreja escolha um papa que tenha uma dimensão social muito grande, um papa que esteja preocupado em combater a miséria e as injustiças do mundo. Se isso acontecer, eu já estarei feliz, porque certamente terei um aliado na luta contra a fome", afirmou.

Lula frisou, entretanto, que seu "desejo" e torcida é principalmente por um brasileiro. "Seria para mim importante do ponto de vista político, do ponto de vista geográfico, seria melhor ainda se fosse brasileiro. Vamos torcer".