Brasil sediará festival de música e dança com artistas indianos e sul-africanos

13/03/2005 - 16h07

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Cidade do Cabo (África do Sul) - Os chanceleres do Brasil, Índia e África do Sul concordaram em realizar este ano um festival de música e dança com artistas indianos, brasileiros e sul-africanos. O evento foi discutido no Fórum de Diálogo Trilateral, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul. "Como o ministro Celso Amorim bem lembrou ao apresentar a proposta, será a oportunidade de nos comunicarmos por uma linguagem que é universal", prevê a chanceler da África do Sul, Nkosazana Dlamini Zuma.

A cidade brasileira que sediará o festival ainda não foi definida, mas o Itamaraty pretende realizar o evento em novembro. Será, este ano, um dos vários encontros entre representantes do três países que, em 2003, se uniram no bloco mais conhecido como G-3. Desde o começo, estavam previstas três etapas de trabalho: articulação política, cooperação setorial e abertura do setor privado.

"Já iniciamos e demos andamento a essas três etapas, agora é preciso consolidar as iniciativas. E o Brasil terá uma grande responsabilidade nisso por ser a sede do próximo encontro do grupo, em 2006", avalia o chanceler brasileiro, Celso Amorim.