Brasil, Índia e África do Sul reforçam intenção de aumentarem cooperação econômica e social

13/03/2005 - 15h48

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Cidade do Cabo (África do Sul) - O Fórum de Diálogo Brasil, Índia e África do Sul terminou neste final de semana com a aprovação de um comunicado conjunto assinado pelos chanceleres dos três países. No documento, reforçaram a intenção de continuar unidos e empenhados em aumentar a cooperação nas áreas econômica, social e multilateral. Também houve consenso sobre o apoio à reforma das Nações Unidas (ONU) e a necessidade de incluir os países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina nos assentos permanentes do Conselho de Segurança.

Na área comercial, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Índia e África do Sul, grupo mais conhecido como G-3, apoiaram a criação de uma rede de negócios entre Ásia e África, além da integração dessa rede com a América Latina. O objetivo final é fundar a comunidade das nações do hemisfério Sul. Sobre o processo de consulta da Organização Mundial do Comércio (OMC), os chanceleres estão de acordo com a candidatura de um país disposto a avançar a agenda do desenvolvimento.

Para o chanceler brasileiro, Celso Amorim, apesar de amplo, o consenso fortalece a candidatura brasileira a OMC. "Quem ler com atenção saberá que há um candidato que se encaixa melhor do que os outros na descrição de quem deve ser o próximo diretor geral da OMC", acredita o ministro, com base no texto do comunicado conjunto. "O Brasil tem muita clareza de que há sensibilidades regionais que devem se respeitadas. Mas acho que o comunicado obtido aqui é positivo para a aspiração do candidato brasileiro."