Rio, 1º/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - A partir deste mês, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) passará a ser calculado e divulgado em novas bases pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas.
Em nota distribuída à imprensa, o Ibre informa que a coleta de preços será encerrada sempre nos dias 7, 15, 23 e 30 de cada mês, com o objetivo de dar maior regularidade às apurações do índice. A reestruturação do calendário do IPC-S, segundo a instituição, dará maior uniformidade às apurações.
O cálculo do IPC-S se baseará nos preços colhidos em sete capitais (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Distrito Federal) – e não mais em 12 –, a fim de agilizar a divulgação dos resultados. A média de cinco dias úteis após a coleta deverá cair pela metade com a adoção das medidas, estima o Ibre, além de contribuir para traçar um retrato mais condizente com a realidade de preços.
O IPC-S usará as mesmas ponderações do IPC-Brasil-DI (Disponibilidade Interna), com quatro apurações mensais, a última delas relativa ao mês-calendário. O objetivo, segundo o Ibre, é permitir a utilização dos índices semanais também como elemento de antecipação do resultado mensal.