Presidente Lula desembarca na Guiana, que vive epidemia de leptospirose

15/02/2005 - 0h53

Nelson Motta
Enviado Especial

Georgetown (Guiana) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva desembarcaram na noite desta segunda-feira, em Georgetown, capital da Guiana, país atingido por uma epidemia de leptospirose. A doença, transmitida pela urina de ratos, se alastrou depois das últimas chuvas fortes que cairam durante a segunda quinzena do mês de janeiro, em três regiões administrativas do país.

O presidente e toda sua comitiva foram alertados pela embaixada brasileira na Guiana sobre a situação, já que todo o suprimento de água foi comprometido e foi registrada a epidemia que já matou 21 pessoas, segundo o Ministério da Saúde do país. Embora a situação tenha voltado praticamente a normalidade em Georgetown, alguns bairros mais afastados e a comunidade ao leste do rio Demerara, que banha a capital, continuam inundados.

A embaixada brasileira recomenda à comitiva presidencial não ingerir água de torneiras e chuveiros; utilizar apenas água mineral engarrafada com data de fabricação preferentemente anterior a 14 de janeiro, inclusive para higiene bucal; não ingerir alimentos crus ou frutas com casca; e buscar atendimento médico imediato em caso de dores de cabeça, dores musculares, febre, vômito ou diarréia.