Índice de confiança do consumidor mantém elevação em fevereiro, diz Fecomércio

15/02/2005 - 15h00

Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A confiança do consumidor sobre a economia no país mantém elevação em fevereiro, aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e pela Fundação Getúlio Vargas.
O ICC registrou aumento de 1,1% em fevereiro, na comparação com janeiro, atingindo 147,3 pontos.

Em relação ao momento atual da economia, o índice cresceu apenas 0,6%, o que representa 125,6 pontos. Segundo os responsáveis pela pesquisa, "fatores como pagamentos de IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros compromissos, interferem na análise do momento atual".

O levantamento revela que a confiança do consumidor em relação ao futuro aumentou em fevereiro 1,4%, com 161,8 pontos. Na avaliação da assessoria econômica da Fecomércio, esse crescimento "demonstra que o consumidor mantém esperança na melhoria nos níveis do emprego e da renda, indicadores que ainda mostram sinais tímidos de recuperação".

Segundo a pesquisa feita com consumidores da região metropolitana de São Paulo, o índice de fevereiro acompanha a tendência de elevação desde julho do ano passado, registrando queda apenas em dezembro, quando o índice recuou 3,1%. Em janeiro, a alta foi de 3,3%, com 145,7 pontos.

O ICC varia de zero, que representa pessimismo total a 200 pontos, ou seja, otimismo total. Se o índice apontar 107 pontos, por exemplo, cerca de 54% dos consumidores estão otimistas, contra 46% de pessimistas. A margem de erro da pesquisa é de 3%.