Lula oferece ajuda ao governo argentino para atender vítimas de acidente em boate

01/01/2005 - 16h16

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao presidente da Argentina, Néstor Kirchner, mensagem de solidariedade e condolências pelo acidente ocorrido dia 30 na boate República Cromagnon, no Bairro de Once, em Buenos Aires. Depois que fogos de artifício e rojões foram soltos por jovens que freqüentavam o local, a boate pegou foto e o incêndio matou 174 pessoas e feriu mais de 700. Os números são oficiais e foram divulgados hoje (1°) pela Defesa Civil da capital argentina.

Estima-se que cerca de quatro mil pessoas assistiam a um show do grupo de rock Callejeros, mas a capacidade da boate era menor do que duas mil pessoas. O consulado-geral do Brasil em Buenos Aires informou que, até agora, não há notícias de que houvesse brasileiros na casa de espetáculos no momento do acidente. O presidente Lula ofereceu ajuda ao presidente argentino no atendimento dos atingidos.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou números de telefone para a busca de informações sobre brasileiros que poderiam estar em Buenos Aires na data da tragédia. Os números são:

- Divisão de Assistência Consular (até às 7 horas do dia 3/1): (61) 411.6456
- Conselheira Vera Delayti, Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires: 00, operadora, 54-9-11-4437.5210
- Secretário Geraldo Tupynambá, Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires: 00, operadora, 54-9-11-4199.9668

A seguir, a íntegra da mensagem do presidente Lula a Nestor Kirchner:

"Excelentíssimo Senhor Néstor Kirchner,
Presidente da República Argentina

Em nome de todos os brasileiros e de meu Governo, transmito a Vossa Excelência, com profundo pesar, as mais sentidas condolências pelo trágico incêndio, com tantas perdas humanas, que enlutou a Nação argentina na noite de ontem, 30 de dezembro. Ao manifestar nossa solidariedade com as famílias que perderam entes queridos e com as centenas de feridos, ofereço a Vossa Excelência toda a assistência que o Brasil puder prestar para colaborar no atendimento dos atingidos.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil"