Fortaleza: moradores dizem confiar na administração de Luizianne

01/01/2005 - 13h26

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - Eleita com 610 mil votos, Luisianne Lins, do PT, chega ao comando da prefeitura de Fortaleza cercada por grande expectativa. Mesmo sabendo dos problemas que esperam pela nova prefeita, os moradores da cidade, especialmente da periferia, confiam nela.

Para Cícera Martins, 33 anos, vendedora de tapioca na praia da beira-mar, Luizianne é uma guerreira. "Eu acho que ela vai limpar a cidade por dentro e por fora. Tem que tirar o lixo das ruas e o lixo que a gente não vê, mas sabe que tem", disse ela referindo-se às inúmeras acusações de irregularidades que marcaram a atual gestão.

Com 36 anos de idade, formada em comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com um filho de três anos, Luisianne Lins está deixando a cadeira de deputada estadual para assumir o cargo de prefeita da quinta cidade brasileira, com uma espécie de fantasma a rondá-la: a polêmica gestão de Maria Luiza Fontenele, a primeira mulher a governar uma capital brasileira. Eleita pelo PT em 1986, Maria Luiza deixou o cargo com a fama de ter feito má administração.

"Eu mesmo não votei nela no primeiro turno por causa disso, porque a gente ficou com aquela impressão ruim do governo da Maria Luiza" explica o taxista Francisco José dos Santos que acabou dando seu voto a Luisianne no segundo turno, convencido de que "a galeguinha é melhor mesmo" (Galega é uma expressão que os cearenses usam para quem tem origem européia visível nos cabelos e olhos claros como Luisianne).