Brasil é um dos primeiros países do mundo a enviar ajuda à Tailândia

01/01/2005 - 14h03

Nelson Motta
Enviado especial da Radiobrás a Bangcoc

Bangcoc (Tailândia) - O avião brasileiro com as 16 toneladas de medicamentos e alimentos chegou na madrugada deste sábado à Bangcoc, na Tailândia, um dos países atingidos pelo maremoto no último final de semana e que já conta mais de 8 mil mortos. A aeronave KC-137 pousou às 01h30 (horário de Brasília), com a tripulação sendo recebida pelo embaixador brasileiro na Tailândia, Marco Antonio Diniz Brandão. A operação foi acompanhada com exclusividade pela equipe de reportagem da Radiobrás.

"A rapidez com que o presidente Lula tomou a decisão de enviar essa ajuda teve um grande impacto. O Brasil é um dos primeiros países que concretamente está enviando auxílio", disse ao enfatizar a solidariedade de todo o mundo para ajudar as populações atingidas.

O embaixador brasileiro entregou um termo de doação à coordenadora das atividades das Nações Unidas na Tailândia, a brasileira Joana Merlin-Scholtes. A representante da ONU avaliou essa ajuda como sendo de grande significado no plano internacional de apoio a população vitima das ondas gigantes. "Esta pronta resposta do Brasil chega em um tempo mínimo e constitui um símbolo de solidariedade do governo e do povo brasileiro a Tailândia, um país de nível de desenvolvimento semelhante ao nosso", enfatizou Joana.

Ao ter conhecimento do segundo avião brasileiro que será enviado nos próximos dias a ilha de Sri Lanka, onde é gravíssima a situação, o embaixador Marco Antonio Brandão salientou: "o gesto de generosidade que o Brasil multiplicara ao enviar ajuda aos outros paises também necessitadas, e sinal da preocupação global do governo brasileiro com as grandes questões que afetam a humanidade em qualquer lugar do mundo".

O avião será carregado com 50 toneladas de água potável e alimentos doados pelos brasileiros no Rio de Janeiro e em Brasília e vai decolar do Rio de Janeiro na noite da próxima segunda-feira (03). Nesta sexta-feira, em entrevista à Agência Brasil, o ministro Edson Monteiro, da Divisão de Ásia e Oceania, do Ministério das Relações Exteriores, explicou a carga vai ser levada diretamente à representação diplomática do Brasil. No Sri Lanka, um dos países mais atingidos pelas tsunamis, as vítimas podem ultrapassar 30 mil.