Maranhão prepara ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids

28/11/2004 - 7h47

Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil

São Luís - A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão já deu início às atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, no próximo 1º de dezembro. Neste ano, o tema escolhido para levantar as discussões sobre o assunto foi Eu e Você na Luta Contra a Aids.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Helena Maria Duailibe Ferreira, o objetivo é mostrar à comunidade que a aids está cada vez mais próxima e qualquer pessoa está vulnerável. Neste ano, o tema mundial da campanha é Mulheres, Meninas e HIV e o nacional é Mulher: sua história é você quem faz.

O número de novos casos de aids no Maranhão, principalmente entre mulheres aumenta a cada ano. Desde 1985, quando houve a primeira notificação, já existem no estado 2.489 portadores do vírus HIV. Desse total, 733 são mulheres, o que corresponde a 29.45%.

O Boletim Epidemiológico Mundial 2004, elaborado anualmente pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Hiv/Aids (Unaids), divulgado na semana passada, revela que existem hoje 37,8 milhões de portadores do HIV no mundo.