Engenharia em saúde pública é tema de seminário em Goiânia

28/11/2004 - 7h49

Brasília - Especialistas brasileiros e internacionais da área de saneamento ambiental participam, de quarta a sexta-feira da próxima semana, do II Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, no Centro de Convenções de Goiânia.

A falta de saneamento básico é responsável pela transmissão de doenças como cólera, febre tifóide, esquistossomose, e tracoma, que ataca os olhos, provocada por bactérias. O Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 83,47% dos municípios brasileiros com população de até 30 mil habitantes têm pouca ou nenhuma capacidade de investir em saneamento. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de l995 a 1999, as doenças relacionadas com deficiência de saneamento básico foram responsáveis pela internação de 3,4 milhões de pessoas.

O seminário vai reunir mais de 900 especialistas em saneamento ambiental do Brasil, Estados Unidos, países europeus, asiáticos e de organismos internacionais como Banco Mundial (Bird), Organização Mundial de Saúde (OMS) e o banco alemão KFW, que tem patrocinado ações de saneamento básico no Brasil.

Para o presidente da Funasa, Valdi Camarcio Bezerra, o seminário vai contribuir para a troca de experiências bem sucedidas no mundo, a implantação das Metas do Milênio, aprovadas em 2000 na reunião de Cúpula das Nações Unidas para serem implantadas até 2015. "Nas cidades onde não existem esses serviços, os indicadores de saúde são os piores do país, a mortalidade infantil é grande, as doenças diarréicas são freqüentes, o desenvolvimento da população é baixo e a expectativa de vida é bem menor", disse Camarcio.

Junto com o seminário, se realizam a II Mostra de Experiências Bem Sucedidas e a II Mostra de Estudos e Pesquisas.

As inscrições para participação no II Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública podem ser feitas, gratuitamente, até, terça-feira, dia 1o. de dezembro, pela internet, no endereço eletrônico https://funasa.gov.br/iiseminario/ficha_inscricao.aspc.

Com informações da Funasa.