Assessor especial da Presidência abre amanhã no Rio encontro regional do Mercosul

28/11/2004 - 7h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, faz a conferência inaugural do Crescer Juntos - Encontro Regional Mercosul 2004, que a Rede de Pesquisas Econômicas do Mercosul (Rede Mercosul) promove na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio, nos próximos dias 29 e 30.

Garcia falará sobre a integração para o crescimento da região. O seminário é preparatório à Cúpula do Mercosul, programada para dezembro, em Ouro Preto(MG), em comemoração aos 10 anos de assinatura do protocolo que criou o bloco.

Durante o encontro, será apresentado o Relatório Mercosul 2003, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, além da mesa redonda Ouro Preto 10 Anos Depois: O Mercosul à procura de Um Novo Impulso. O encontro será aberto pelo diretor de Comércio Exterior do BNDES, Luiz Eduardo Melín, representando o presidente da instituição, Guido Mantega, e pelo coordenador geral da Rede Mercosul, Fernando González Guyer.

Serão analisados temas importantes para o processo de integração regional, distribuídos em cinco painéis: os fundamentos e restrições para a cooperação macroeconômica no bloco; a política comercial comum, com debate sobre aberturistas e protecionistas; impacto dos investimentos estrangeiros diretos na região; os acordos comerciais referentes à Área de Livre Comércio das Américas(ALCA), União Européia e Organização Mundial do Comércio(OMC); e os foros de competitividade para a integração produtiva.