Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio - O nível de emprego na indústria brasileira cresceu 1% em setembro em relação a agosto. Foi o quinto aumento consecutivo, acumulando, desde abril, alta de 3,5%. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Salário na Indústria, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em setembro, o número de contratações na indústria foi 3,5% maior em relação a setembro do ano passado. As maiores contribuições vieram de São Paulo (2,2%), onde os destaques foram os setores de máquinas e equipamentos (24,3%) e de alimentos e bebidas (7,8%); e de Minas Gerais (7,4%), devido às contratações nos setores de máquinas e aparelhos eletro-eletrônicos e de comunicações (30,1%) e alimentos e bebidas (4,7%).
A única exceção foi o Rio de Janeiro (-2,0%), onde o maior número de demissões ocorreu nos setores de alimentos e bebidas (-14,5%) e de produtos de metal (-21,9%).
De janeiro a setembro, houve aumento de 1,1% do emprego na indústria em nove áreas pesquisadas. As maiores contribuições vieram de Minas Gerais (4,0%) e região Norte e Centro-Oeste (3,8%) e os menores resultados foram no Rio de Janeiro (-3,4%), Espírito Santo (-2,0%) e Pernambuco (-1,4%).
Entre os setores, as maiores contratações foram em máquinas e equipamentos (13,7%), alimentos e bebidas (2,6%) e meios de transporte (5,8%). As principais reduções da mão-de-obra foram em vestuário (-9,5%), produtos de metal (-5,5%) e papel e gráfica (-5,8%).